➜ Baixe agora o Ebook GRATUITO sobre Precificação Inteligente: https://enp.vc/precificacao-yt-13
➜ Assine o EnP Prime e tenha acesso a conteúdos novos e exclusivos TODA semana: https://enp.vc/assine-prime70
No vídeo de hoje, o Diego Ceciliano, sócio e COO do Ecommerce na Prática, ensina como ajustar os preços dos produtos com a alta da inflação.
A alta da inflação atrapalha o crescimento econômico do nosso país, impactando diretamente nos juros, preços e algumas categorias de produtos sofrem mais com o cenário atual.
Inclusive, se você der uma olhada no contrato do seu fornecedor, você vai encontrar uma cláusula com um reajuste anual para acompanhar a inflação. E alguns fornecedores utilizam índices como IPCA e IGPM para fazer esses reajustes.
Por outro lado, há alguns fornecedores que não fazem esse reajuste e aceitam diminuir a margem de lucro dos produtos para não perder mercado, mantendo um preço mais competitivo mesmo durante o momento de alta da inflação.
Mas a pergunta que não quer calar é: como ajustar o preço do SEU produto nesse período?
Vamos supor que o produto que você comprava a 100 reais teve um reajuste de 10%, custando agora 110 reais. Para manter a mesma margem de lucro, você terá que fazer o reajuste de 10% também no seu preço de venda.
Neste caso, estamos falando apenas do reajuste do preço do fornecedor, mas ainda há outros valores que podem ser impactados pela alta da inflação, como os gastos fixos.
Os gastos fixos são as contas de aluguel do escritório, água, luz, internet, entre outros gastos que também estão tendo reajuste nos preços. São pequenas despesas que, quando somadas, geram um gasto relevante no seu caixa.
Por isso, é importante analisar o aumento dos gastos fixos para também incluir no reajuste do preço de venda do produto. Então, se houve um ajuste de 10% no valor do fornecedor e um ajuste de 5% nos gastos fixos, o reajuste final será de 15% do preço de venda.
Essa é uma forma de não sacrificar a sua margem de lucro, evitando uma possível quebra num período complicado de alta na inflação.
Mas atenção: existem algumas categorias de produtos que tiveram um aumento muito grande no preço devido a inflação. Então, é importante que você fique atento ao impacto da inflação na sua categoria individualmente.
Não é porque a inflação no total teve um aumento de 10% que você vai aumentar o preço de venda em 10%. Antes de tomar essa decisão, confira o aumento do preço da sua categoria de produto e do seu fornecedor.
Por exemplo, se a inflação aumentou em 10% e o seu fornecedor fez o reajuste de 7%, é viável fazer o reajuste do preço de 7%. Agora, se o seu fornecedor aumentou o valor em 15%, faça o reajuste de 15% e soma a porcentagem do aumento dos gastos fixos.
Tenha em mente que a ideia não é ajustar apenas uma vez ao ano o valor do produto, uma vez que esse valor terá um aumento muito alto e pode impactar nas vendas dos seus produtos. Para amenizar os impactos da alta da inflação, você precisa acompanhar de perto o aumento desse índice e fazer reajustes a cada 3 meses.
Outra dica é ter todos os seus gastos na ponta do lápis para acompanhar a inflação de uma forma mais correta para cortar custos desnecessários mensalmente.
Além disso, continue entregando um serviço diferenciado para se destacar em meio a concorrência.
E as dicas não param por aqui…
Mas só quem é Primer tem acesso a muitos outros conteúdos sobre o mundo do empreendedorismo!
Se você ainda não é assinante do EnP PRIME, corre para ter esse e outros diversos conteúdos disponíveis para você onde e quando quiser.
EnP Prime: Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar!
Assine agora:https://enp.vc/assine-prime70
Gostou? CURTA, COMENTE E COMPARTILHE!
#altadainflação #preçodeproduto #inflação
Ecommerce na Prática
Empreendedorismo
Ecommerce
Alta da Inflação
Inflação
Preço de Produto
Precificação
—–
—-
➜ Leia no nosso blog: https://ecommercenapratica.com/dicas-infaliveis-precificacao-de-produto/
➜ Conheça os nossos Cursos: https://ecommercenapratica.com/cursos-de-ecommerce-enp/
➜ Acompanhe o Ecommerce na Prática no Facebook:https://www.facebook.com/ecommercenapraticablog
➜ Acompanhe o Ecommerce na Prática no Instagram: https://www.instagram.com/ecommercenapratica/
➜ Acompanhe o Diego Ceciliano no Instagram:
https://www.instagram.com/diegoceciliano/
➜ Participe do nosso Telegram, onde abordamos diariamente conteúdos avançados:
https://t.me/viverdeecommerce