➜ Aprenda Ecommerce e empreendedorismo a partir de 29 reais. Conheça o EnP Prime, a Netflix do Ecommerce: https://enp.vc/assine-prime69
No vídeo de hoje, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, fala sobre o fracasso do Single’s Day.
Essa é uma data muito conhecida mundialmente, principalmente no Ecommerce chinês, e está cada vez mais integrada no calendário de varejo do Brasil. Então, ano após ano, o mercado fica na maior expectativa para os resultados durante esta data, já que os números dos anos anteriores foram incríveis.
No entanto, esse ano foi um pouco diferente. Isso aconteceu por duas questões:
1- As medidas de regulamentação tomadas pelo governo chinês: de acordo com o governo chinês, algumas empresas de tecnologia, como o Alibaba, têm uma prática irregular ligadas ao tamanho de mercado, dominância de mercado, concorrência desleal e monopólio. Por conta disso, muitas coisas mudaram e prejudicaram o resultado do Single’s Day 2021.
2- Crise energética na China: a situação faz com que indústrias parem ou diminuam a linha de produção, perdendo de 20% a 30% da produtividade diária. A consequência disso é a escassez de suprimentos no mercado.
Diante dessas duas questões principais, o Single’s Day teve um crescimento abaixo do esperado em 2021. O grupo Alibaba, por exemplo, faturou 84,5 bilhões de dólares, o que representa apenas 8% a mais do que resultado do ano passado.
Outro marketplace chinês que também não alcançou as expectativas no Single’s Day foi o JD.com, que atua somente no mercado chinês. Essa empresa teve um faturamento de 54,6 bilhões de dólares, o que representa um crescimento de 21%.
Então, o que aconteceu de fato com o grupo Alibaba para que fizesse ele crescer tão pouco este ano?
Somando esses faturamentos, podemos ver um cenário super otimista de quase 139 bilhões de dólares.
Agora, trazendo para o cenário brasileiro, esse é um faturamento de 758 bilhões de reais Ou seja, podemos ver que o faturamento do Single’s Day de duas empresas da China é praticamente o faturamento de 1 ano do Ecommerce Brasileiro (quase 7x a mais do que vamos faturar em 1 ano).
Isso nos mostra que ainda há muito trabalho para fazer por aqui no Brasil e há muito o que explorar no Ecommerce.
E o conteúdo não para por aqui…
Mas só quem é PRIMER tem acesso a todos os conteúdos.
Se você quer ter acesso a mais análises do mercado, saber mais sobre Ecommerce, Marketing e Empreendedorismo, assine o EnP Prime por menos de 29 reais por mês.
Assine agora: https://enp.vc/assine-prime69
Gostou? CURTA, COMENTE E COMPARTILHE!
#singlesday #ecommerce #alibaba
Ecommerce na Prática
Empreendedorismo
Ecommerce
Single’s Day
Ecommerce Chinês
Alibaba
—–
—-
➜ Conheça os nossos Cursos:https://enp.vc/smlz-cursos-enp
➜ Acompanhe o Ecommerce na Prática no Facebook: https://www.facebook.com/ecommercenapraticablog
➜ Acompanhe o Ecommerce na Prática no Instagram: https://www.instagram.com/ecommercenapratica/
➜ Acompanhe a Babi Tonhela no Instagram: https://www.instagram.com/babitonhela/
➜ Participe do nosso Telegram, onde abordamos diariamente conteúdos avançados:
https://t.me/viverdeecommerce